SALDANHA, Ana

De WikiEducacao

Imagem:Fotoascom.png



Tabela de conteúdo

Biografia

Nasceu em 1959, no Porto, cidade onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). É mestre em Literatura Inglesa pela Universidade de Birmingham e doutorada em Literatura Inglesa e Tradução. Foi docente do ensino secundário e, no ensino superior, lecionou no Instituto Politécnico do Porto e foi leitora de português em Inglaterra na Universidade de Birmingham e na Universidade de Glasgow.

É autora em coleções de diversas editoras, nomeadamente «Vamos Viajar» e «Palmo e Meio», do Campo de Letras; «Livros do Dia e da Noite», da Editorial Caminho; «Era uma Vez… Outra Vez» e «Livros do Dia e da Noite», da Caminho e «Edinter Jovem», da Edinter. Para além da literatura para crianças e jovens, Ana Saldanha faz também traduções, sendo responsável pela tradução de Longo caminho para a liberdade, autobiografia de Nelson Mandela. A sua vasta obra literária é maioritariamente dedicada ao público infantojuvenil.

A autora alterna as suas publicações para crianças e jovens entre a novela ou romance, o conto e a narrativa breve (álbum). É reconhecida como uma das principais escritoras portuguesas de literatura para adolescentes. A sua primeira obra infantojuvenil publicada, Três semanas com a avó (1994), obteve uma menção honrosa no Concurso Literário Adolfo Simões Müller e, inclusivamente, José António Gomes, diretor da publicação malasartes: CADERNOS DE LITERATURA PARA A INFÂNCIA E A JUVENTUDE, inclui na lista orientadora e não exaustiva de livros para a constituição de uma biblioteca infantojuvenil do seu Da Nascente à Voz, três livros da autora: Ninguém dá Prendas ao Pai Natal; Cinco Tempos, Quatro Intervalos e Uma questão de cor.

A obra da escritora, pautada por uma componente didática explícita, aborda, entre outros, temas da atualidade como as consequências do tabagismo, o funcionamento dos computadores e as atitudes racistas e apela a um conjunto muito alargado de leitores, não apenas a crianças e jovens mas também a pais e professores interessados no que os mais novos andam a ler.

Assim que aprendeu a ler, a autora descobriu o vício mais difícil de perder que existe e continua “a ser como a menina míope que enfiava a cabeça num livro e ficava cega e surda a tudo o que a rodeava” e confessa que: “Li muito, li muito mal – de esguelha, não chegando ao fim, saltando páginas, sem fazer fichas de leitura nem prestar atenção ao estilo. Li pelas razões erradas e para fins reprováveis … E o pior (ou melhor) é que continuo a ser esse tipo de leitora. Por quê? Porque posso, todos podemos. Os livros permitem-nos estas liberdades. Não se zangam se não formos ter com eles quando devíamos ou chegarmos atrasado …”. (SALDANHA, s.d.) Confidencia ainda, na contracapa de Para o Meio da Rua, «Tenho uma cave na minha infância, como todos temos uma cave, que pode ser no sótão ou no fundo do jardim ou na nossa cabeça antes de adormecer; e uma árvore ao fundo do jardim … [escrevi este livro] em honra e em memória da infância que tive e que não tive; e também das que tenho ouvido contar à minha volta. Qualquer semelhança com infâncias conhecidas dos meus leitores é pura coincidência intencional.»

Nas suas publicações é possível, ou mesmo frequente, encontrar a figura dos avós; uma narrativa na primeira pessoa (por exemplo adolescentes em idade escolar); bem como a recriação de clássicos da literatura para a infância. A coleção Era uma vez … Outra Vez, é exemplo desta reinvenção e conta, entre outros, com os títulos: Um espelho só meu, com um pai severo e uma madrasta vaidosa e egoísta (SALDANHA, 2002-1) ; O gorro vermelho, em que a mãe da Sofia não quer que ela atravesse o parque para ir levar o jantar à avó. Mas que mal tem o parque? Ela já é crescida, já tem treze anos e está com pressa, claro que vai pelo parque! (SALDANHA, 2002-2, p.59-63) e Nem pato, nem cisne, em que Eugénio, «patinho» ruivo e desajeitado, entre «cisnes» morenos, descobre, numas férias na Irlanda, que afinal é a «spitting image» de Eugene (SALDANHA, 2003, p.78-79).



Bibliografia

Imagem:composição_livros.jpg


1994 - Três Semanas com a Avó. Verbo.

1995 - Num Reino do Norte. Campo das Letras.

1995 - Umas Férias com Música. Campo das Letras.

1995 - A Caminho de Santiago. Campo das Letras.

1996 - Animais & Cª. Campo das Letras.

1997 - Irlanda Verde e Laranja. Campo das Letras.

1997 - Doçura Amarga. Edinter.

1999 - Cinco Tempos, Quatro Intervalos. Ilustrações de José Miguel Ribeiro. Editorial Caminho.


Imagem:5tempos4intervalostxt3.png


2000 - Para o Meio da Rua. Editorial Caminho.

2001 - Como Outro Qualquer. Editorial Caminho.

2002 - Um Espelho Só Meu. Editorial Caminho.

2002 - O gorro vermelho. Editorial Caminho.

2002 - Ninguém dá Prendas ao Pai Natal. Ilustrações de Joana Quental. Campo das Letras. (posteriormente editado pela Caminho com Ilustrações de Madalena Matoso).


Imagem:painatal2.png


2002 - Uma Questão de Cor. Ilustrações de José Miguel Ribeiro.Editorial Caminho.


Imagem:cor4.png


2003 - Nem pato nem cisne. Editorial Caminho.

2003 - Uma casa muito doce. Editorial Caminho.

2004 - A princesa e o sapo. Caminho.

2004 - Pico no Dedo. Editorial Caminho.

2004 - O Pai Natal Preguiçoso e a Rena Rodolfa. llustrações de Alain Corbel. Editorial Caminho.

2005 - Dentro de Mim. Editorial Caminho.

2005 - Escrito na parede. Editorial Caminho.

2006 - O Romance de Rita R. Editorial Caminho.

2006 - O Sam e o Som / Sam and Sound (com Basil Deane). Ilustrações de Gémeo Luís. Ed. Caminho.

2007 - Mais ou Menos Meio Metro .... Ilustrações de Gémeo Luís. Editorial Caminho. (ver curiosidades)

2007 - Os Factos da Vida. Ilustrações de Alberto Faria. Editorial Caminho.

2009 - Para Maiores de Dezasseis. Editorial Caminho. (ver curiosidades)

2010 – O Papão no Desvão. Ilustrações de Yara Kono (Prémio Nacional Ilustração 2010). Editorial Caminho. (ver curiosidades)

2010 - A Caminho de Santiago. Editorial Caminho.

2010 - Férias com Música. Editorial Caminho.

2010 - Num Reino do Norte. Editorial Caminho.

2010 - Todo-o-Terreno e outros contos. Editorial Caminho.

2011 - Animais & Companhia. Editorial Caminho.

2011 - Irlanda Verde e Laranja. Editorial Caminho.

2011 - Eu Só Só Eu. Editorial Caminho.

2012 - O Tesouro do Palácio. Editorial Caminho.

s.d. - O Galo que Nunca Mais Cantou e Outras Histórias E outras histórias. Editorial Caminho (2012 reimpressão).



Prémios

2010 - Prémio Literário Maria Rosa Colaço com O galo que nunca mais cantou e Outras fábulas.

1995 - Prémio Literário Cidade de Almada, com Círculo imperfeito.

1993 - Prémio Adolfo Simões Müller, com Três semanas com a avó.



Ler+

São vários os títulos da autora que fazem parte do Plano Nacional de Leitura:


O papão no desvão – Leitura Autónoma – 1º ano

Três semanas com a Avó – Leitura Orientada – 3º ano – Grau de Dificuldade (GD) III

O galo que nunca mais cantou e outras histórias – Leitura Autónoma – 4º ano

A caminho de Santiago – Leitura Autónoma – 4º ano

Uma questão de cor. Ilustrações de José Miguel Ribeiro - Leitura Orientada – 5º ano – GD II

Um espelho só meu – Leitura Autónoma – 5º ano

Nem pato, nem cisne – Leitura Autónoma – 6º ano

Mais ou menos meio metro… - Leitura Orientada – 5º e 6º anos - Alunos Que Ainda Não Adquiriram Hábitos de Leitura

O romance de Rita R. Ilustrações de José Miguel Ribeiro - Leitura Orientada – 7º ano – GD II

Escrito na parede - Leitura Autónoma – 3º Ciclo

Para maiores de dezasseis- Leitura Autónoma – 3º Ciclo

Imagem:pnl.png



Curiosidades

O livro Mais ou Menos Meio Metro..., com ilustrações de Gémeo Luís, faz parte do Projeto Corpo das Palavras – Kit bibliográfico de apoio às ações de Educação Sexual no 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvido pela Associação para o Planeamento da Família - APF. O conteúdo do livro permite a participação dinâmica dos alunos pois, no final de cada estrofe, podem responder à adivinha colocada pela autora. Aqui fica uma pequena amostra:[1].


Para maiores de Dezasseis no The White Ravens 2010: http://blogue.rbe.min-edu.pt/2010/03/ana-saldanha-no-white-ravens-2010.html.


A leitura de O Papão no Desvão, no blogue Letra pequena, de Rita Pimenta, que, como a própria autora o define, é "um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens". Este "audiovideolivro" conta com o empréstimo da voz da própria Ana Saldanha e com as imagens da premiada Yara Kono. Esperamos que gostem: http://static.publico.pt/fotogalerias/letrapequena/opapao.aspx.


Em breve poderemos encontrar mais algumas curiosidades sobre a vida e obra da escritora em http://www.anasaldanha.net, contudo esta página ainda está em construção (...).



Biblio e Webgrafia

Ana Saldanha no White Ravens 2010. In RBE. [Em linha]. [consultado em 2012-11-01]. Disponível em: http://blogue.rbe.min-edu.pt/2010/03/ana-saldanha-no-white-ravens-2010.html.

Autores > Ana Saldanha. In wook. [Em linha]. [consultado em 2012-10-27]. Disponível em: http://www.wook.pt/authors/detail/id/14454.

DA SILVA, Sara Reis (2007). Obras de Ana Saldanha. Casa da Leitura: Lisboa. [consultado em 2012-10-27]. Disponível em http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/biblio_asaldanha_a.pdf.

GOMES, José António; DA SILVA, Sara Reis & RAMOS, Ana Margarida (2008). Multiculturalismo, identidades permeáveis e Literatura infanto-juvenil: Comentário com vista à formação leitora de Uma Questão de Cor, de Ana Saldanha. [consultado em 2012-10-27]. Disponível em: http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/ot_questao_cor_a.pdf.

GOMES, José António (1996). DA NASCENTE À VOZ: Contributos para uma pedagogia da leitura. 2ª Ed. (2000). Lisboa: Editorial Caminho. ISBN 972-21-1046-2.

Ler+ Escolas > Livros recomendados > Listagem completa de livros recomendados. In planonacionaldeleitura.gov.pt. [Em linha]. [consultado em 2012-10-28]. Disponível em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/uploads/livros/todas_as_listas_de_livros_recomendados_9outub.pdf.

Mais ou Menos Meio Metro!. In Gulbenkian: In Casa da Leitura [Em linha]. [consultado em 2012-10-28]. Disponível em: http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/pr_mais_ou_menos_meio_metro_b.pdf. e http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/outros_materiais/001081_MMET.jpg.

Papão no Desvão. In Letra Pequena. [Em linha]. [consultado em 2012-11-01]. Disponível em: ://static.publico.pt/fotogalerias/letrapequena/opapao.aspx.

PIRES, Maria da Natividade Pires & GOMES, José António (2011). Ana Saldanha: Biografia. In DGLB [Em linha]. [consultado em 2012-10-27]. Disponível em: http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Portugues/autores/Paginas/PesquisaAutores1.aspx?AutorId=10663.

SALDANHA, Ana. Que prazer ter um livro para ler! (s.d.) In Gulbenkian: Casa da Leitura[Em linha]. [consultado em 2012-10-28]. Disponível em: http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/lmi_a%20saldanha_a_C.pdf

SALDANHA, Ana. Para o Meio da Rua (2000). Lisboa: Editorial Caminho. ISBN 972-21-1338-0.

SALDANHA, Ana. Um espelho só meu (2002-1). Lisboa: Editorial Caminho. ISBN 972-21-1513-8.

SALDANHA, Ana. O gorro vermelho (2002-2). Lisboa: Editorial Caminho. ISBN 972-21-1514-6.

SALDANHA, Ana. Nem pato, nem cisne (2003). Lisboa: Editorial Caminho. ISBN 972-21-1540-5.



Biblio e Webgrafia de Imagens

Foto de Ana Saldanha: Composição elaborada pelas autoras desta wiki, no PowerPoint, com a foto disponível em Os livros da minha Infância: http://www.casadaleitura.org/ e a digitalização do autografo da escritora a Um espelho meu em maio de 2007.

Composição de Capas de Livros:elaborada pelas autoras desta wiki, no Word com imagens disponíveis em http://www.wook.pt/authors/detail/id/14454 e http://www.casadaleitura.org/ ou ainda digitalizadas de algumas capas de livros.

Ler+: http://files.lercompnl.webnode.pt/200000068-2268d22e34/logo_pnl[1].gif.

Ferramentas pessoais