Técnicas de Amostragem

De WikiEducacao

                                              Técnicas de Amostragem

É o estudo de um pequeno grupo de elementos retirado de uma população que se pretende conhecer. Esses pequenos grupos retirados da população são chamados de Amostras.


                                      Principais técnicas de amostragem:

Técnicas Probabilísticas (aleatórias):

                                   Amostragem Aleatória Simples;
                                   Amostragem Estratificada;
                                   Amostragem Sistemática;
                                   Amostragem por Conglomerados.


Técnicas Não-Probabilísticas (não-aleatórias):

                                           Amostragem Acidental;
                                           Amostragem Intencional.


Amostragem Aleatória Simples

   Pode ser realizada numerando-se os elementos da população de 1 a n e sorteando-se por meio de um dispositivo aleatório qualquer, X números dessa sequência, que corresponderão aos elementos pertencente à amostra.


Amostragem Estratificada

    Quando a população possui características que permitem a criação de subconjuntos, as amostras extraídas por amostragem simples são menos representativas. Nesse caso, é utilizada a amostragem estratificada. 

Como a população se divide em subconjuntos, convém que o sorteio dos elementos leve em consideração tais divisões, para que os elementos da amostra sejam proporcionais ao número de elementos desses subconjuntos.


Amostragem Sistemática

    Esta técnica de amostragem em populações que possuem os elementos ordenados, em que não há a necessidade de construir um sistema de referência. Nesta técnica, a selecção dos elementos que comporão a amostra pode ser feita por um sistema criado pelo pesquisador.


Amostragem por Conglomerados

    Esta técnica é usada quando a identificação dos elementos da população é extremamente difícil, porém pode ser relativamente fácil dividir a população em conglomerados (subgrupos) heterogéneos representativos da população global.


Amostragem Acidental

    Trata-se da formação de amostras por aqueles elementos que vão aparecendo. Este método é utilizado, geralmente, em pesquisas de opinião, em que os entrevistados são acidentalmente escolhidos.


Amostragem Intencional

     De acordo com determinado critério, é escolhido intencionalmente um grupo de elementos que comporão a amostra. O pesquisador se dirige intencionalmente a grupos de elementos dos quais deseja saber a opinião.



Fonte: http://www.datalyzer.com.br/site/suporte/administrador/info/arquivos/info60/60.html

Ferramentas pessoais