Livro Verde sobre “Espírito empresarial na Europa”

De WikiEmpreende

Livro Verde sobre “Espírito empresarial na Europa” A comissão Europeia lançou em 2003 o Livro Verde sobre “Espírito empresarial na Europa”.

Tratou-se de uma consulta aos países membros e dentro destes às organizações empresariais, entidades privadas e colectivas, universidades e círculos de reflexão, que tinha por objectivo proceder à elaboração do Plano de Acção para a Promoção do Espírito Empresarial.

A consulta e o debate público promovido pelo Livro Verde baseou-se na resposta a duas questões: - Como produzir mais empresários? - Como conseguir que mais empresas cresçam?

Foram recebidas 240 respostas escritas que apontaram uma vasta gama de áreas de acção, tornando claro que não existem soluções fáceis para a criação de uma Europa com maior espírito empresarial…

O Plano de Acção para a Promoção do Espírito Empresarial foi lançado pela Comissão Europeia em 2004, após análise e estudo destas respostas. Nele estão definidas cinco linhas estratégicas dentro das quais a Comissão Europeia criará medidas para relançar a dinâmica empresarial na Europa. Essas cinco linhas estratégicas são as seguintes:  Dinamizar a cultura empresarial.  Suscitar mais vocações empresariais.  Orientar os empresários para o crescimento e competitividade.  Melhorar os fluxos dos financiamentos.  Criar um quadro administrativo e regulamentar mais favorável para as PME(s).

Ferramentas pessoais