Módulo 1 - Introdução aos Processos de Fabrico

De WikiEngenharia

Ciclo de vida dos materiais

Comecemos por dividir o título para uma melhor percepção do tema.

Material
é uma quantidade de matéria em qualquer porção ou estado físico.
Ciclo de vida
é o conjunto de transformações que o material sofre desde a matéria-prima, passando pelo produto final, utilização e posterior reciclagem ou descarte.

Os processos de produção e aplicação de materiais envolvem, obrigatoriamente, etapas comuns de transformação de matérias-primas, de aplicação durante o ciclo de "vida" do material e, ao fim deste período, de descarte, reutilização ou reciclagem.

Existem dois tipos de ciclo de vida dos materiais:

  • Ciclos infinitos - no caso de materiais que são reaproveitados totalmente por reciclagem.
  • Ciclos finitos - no caso de materiais para os quais ainda não são conhecidas técnicas de reaproveitamento, sendo descartados no seu final de vida, culminando o seu ciclo.


Imagem:CicloMateriais.gif
Fonte: Henstock, 1971- Exemplo de ciclo de vida de um material


Ao analisarmos o diagrama percebemos que existem várias fases no ciclo de vida do material, partindo da matéria-prima passando pela aplicação de processos químicos e físicos até à obtenção do produto na sua forma final.
O produto é colocado em serviço e posteriormente pode ser descartado, reutilizado ou reciclado, mediante as suas propriedades e características.

Imagem:CicloBase.GIF

Processos de Fabrico

Uma das partes importantes do ciclo de vida dos materiais é a fase de fabrico. Em seguida serão listados diversos processos de fabrico aplicáveis a metais, devidamente categorizados.

Desta forma, poderemos dividir, à partida, os processos de fabrico em dois grandes grupos:


esta página é parte do wiki de Tecnologia Mecânica I

Ferramentas pessoais